posted by user: ARTISIHA || 375 views || tracked by 2 users: [display]

ARTIS 2022 : ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património #10

FacebookTwitterLinkedInGoogle

Link: http://www.artis.letras.ulisboa.pt/en/publicacao_a2,10,122,108,lista.aspx
 
When Feb 9, 2022 - Jun 15, 2022
Where Lisbon
Submission Deadline Jun 15, 2022
Notification Due Jul 30, 2022
Categories    art history   photography
 

Call For Papers

A descoberta do processo fotográfico, no segundo quartel de oitocentos, veio revolucionar o Mundo e, em particular, o Mundo da Arte.

As implicações na produção artística foram enormes, sobretudo na pintura. Depois da oposição entre pintura e fotografia, entre artistas e técnicos, que marcou a segunda metade do século XIX, a colaboração entre si permitiu a evolução de ambas as técnicas, e até a sua coexistência, como sucede, por exemplo, na obra de Helena Almeida.

No entanto, para o Mundo da Arte, o aparecimento e a consagração da fotografia não trouxe apenas implicações na criação artística e nas suas técnicas. Trouxe, e muitas, na área da reprodução imagética das obras de arte. Através da imagem fotográfica a Humanidade passou a usufruir da possibilidade de ter acesso, à distância, ao conhecimento e visualização das obras de arte. A fotografia, “a primeira técnica de reprodução verdadeiramente revolucionária”, nas palavras de Walter Benjamin, torna-se, pois, um veículo potenciador das obras de arte, no sentido dos desafios de conhecimento lançados pela sua larga difusão em catálogos, em livros, em exposições. A mediação fotográfica amplia, assim, o valor de exibição das obras de arte através da sua reprodução técnica, ultrapassando estas as fronteiras dos museus e galerias, das igrejas e palácios, dos países e continentes.

Sendo a arte, essencialmente, imagem, a expansão do processo fotográfico e a possibilidade desta poder circular rápida e livremente teve como consequência a divulgação e a globalização das obras de arte. As fotografias transformaram-se, assim, num poderosíssimo veículo de transmissão de imagens de obras de arte permitindo, através delas, a rápida difusão do conhecimento, da investigação, do estudo e, até, da comercialização tanto das obras de arte, como das próprias imagens. Refira-se o exemplo da empresa mais antiga do mundo a trabalhar na área da fotografia, a florentina Fratelli Alinari, fundada em 1852 e ainda em atividade, como a prova mais do que provada da importância da comunicação através da imagem fotográfica, seja ela um daguerreótipo, um negativo em placa de vidro ou uma moderna fotografia digital.

Diante da amplitude e da pertinência do tema, convidam-se os autores a apresentar os resultados da sua investigação sobre tópicos como:
- fotógrafos e casas fotográficas ligados ao Mundo da Arte;
- parcerias entre fotógrafos e historiadores da arte;
- arquivos fotográficos de arte;
- fotografia e cripto-história da arte;
- fotografia e inventário artístico;
- fotografia e turismo cultural;
- fotografia e mercado da arte;
- fotografia e restauro de monumentos e de obras de arte;
- fotografia e laboratório: estudo e valorização do património histórico-artístico.

Outros tópicos propostos pelos autores poderão ser considerados pela Comissão Científica da ARTIS - Revista de História da Arte e Ciências do Património, desde que devidamente integrados no âmbito temático do presente número da revista.

O período de chamada de artigos encontra-se aberto até dia 15 de junho de 2022. Os artigos deverão seguir as normas disponíveis no seguinte endereço: http://www.artis.letras.ulisboa.pt/publicacao_a2%2C10%2C122%2C742%2Cdetalhe.aspx

Dentro do mesmo prazo, serão também aceites pequenos artigos destinados à secção Varia, que não terão que se subordinar ao tema central da revista.

Todos os materiais devem ser enviados para os seguintes endereços eletrónicos: revistas.artis@letras.ulisboa.pt e csoares1@campus.ul.pt

Até 30 de julho serão comunicados os resultados das arbitragens

Related Resources

HERITAGES 2023   HERITAGES: Past and Present – Built and Social
ARTisONspecialIssue 2022   ARTIS ON SPECIAL ISSUE 2022
ARTis ON n.13   ARTIS ON n.13 (2022)
ReVIEWING BMC 2022   Call for Proposals: ReVIEWING Black Mountain College 13
Globecom 2022   IEEE Global Communications Conference Selected Areas in Communication Symposium: Social Networks Track
CEIAAIT 2022   5to. Congreso Estudiantil de Inteligencia Artificial Aplicada a la ingeniería y Tecnología
ARTE 2022   International Workshop on Applied Research, Technology Transfer and Knowledge Exchange in Software and Data Science
CCIA 2022   XX Convención Científica de Ingeniería y Arquitectura
GAME-ON 2022   GAME-ON'2022, 23rd Annual Simulation & AI in Games Conference, Sept. 14-16, 2022, Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal
Colóquio Arte Pública 2022   INTERNATIONAL CONFERENCE PUBLIC ART AS A BRIDGE OVER TROUBLED PLACES